E aí futuro condutor?! Sabemos de sua caminhada para a conquista da tão necessária CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nos nossos dias, ter em mão a habilitação é muito mais que apenas uma questão de “ostentação”. A habilitação representa adentrar em novas fases de nossa vida. Novas possibilidades profissionais e novos horizontes de possibilidades. Concorda?! Temos certeza que sim.

Portanto, para te dar aquela força merecida em seu aprendizado, separamos este artigo recheado de informações que lhe ajudarão a memorizar o correto emprego das sinalizações de trânsito. Placas de trânsito são de fundamental importância na organização das vias públicas, contribuição em guiar motoristas por caminhos pouco familiares a ele, e no estabelecimento de limites de velocidade. Este último tem como principal objetivo, evitar acidentes por descontrole de velocidade máxima estabelecida em certos trechos.

Temos certeza de que esta “aula” será fundamental para você e, que voltará muitas vezes para revisar esse assunto aqui conosco. Sendo assim, bom proveito!

Quais, afinal, são os tipos de placas de trânsito que existem? Vamos a elas:

1- Placas de regulamentação:

São placas que informam ao condutor as condições das vias, proibições de manobras, obrigações e/ ou restrições de uso das vias. Desrespeito a qualquer uma Placa de Regulamentação é considerado infração. Suas cores são sempre vermelho e preto.

2- Placas de sinalização para obras:

Como o nome já diz, essas placas orientam o motorista quanto a obras realizadas nas ruas e estradas. Sua presença é de fundamental importância, evitando assim possíveis acidentes e resguardando a vida de operários em atividade. Suas cores são amarelo (mais escuro que o convencional, chegando perto do laranja) e preto. Seu formato é predominantemente quadrado diagonal. Algumas são acompanhadas de formas retangulares à sua base com informações complementares.

3- Placas de advertência:

Essas são utilizadas para advertir/ alertar o motorista sobre condições de uso das ruas ou rodovias. Essas podem ser ou estar em caráter potencialmente perigoso. Portanto, quem conduz nessas vias precisam de recomendações para segurança de uso tanto dos ocupantes do veículo, quanto dos demais condutores. Suas cores são predominantemente o amarelo e o preto.

4- Placas de indicação:

Essas tem como principal objetivo fazer a identificação de vias, caminhos e, locais com grande relevância. Podem, ainda, informar distâncias e, comunicar sobre serviços das proximidades. Tem grande caráter educativo e ajudam o motorista na tomada de possíveis decisões no percurso. Podem, por exemplo, guiar a outros caminhos, ruas ou avenidas, caracterizando um relativo “atalho”, evitando que o condutor pegue “trânsito” ou que rode demais até seu destino final. Podem identificar nome de bairros, cidades, pontos turísticos, informações de hospitais e orientações diversas. Suas cores são variadas, sendo as principais verde e azul. Confira:

5- Placas educativas:

São como um reforço a recordação para leis de trânsito e segurança. Suas cores são o branco e preto. Seu formato é convencionalmente retangular.

6- Placas de atrativo turístico:

Indicam aos motoristas as diversas atrações ou pontos turísticos que existem nas proximidades das vias. Podem orientar à chegada através de setas e contagem de quilômetros. Suas cores são o marrom e branco, muitas vezes acompanhadas de ícones na cor preta,

simbolizando o atrativo turístico em destaque.

7- Serviços auxiliares:

Informam quanto a serviços possíveis de serem encontrados próximos à localidade que o condutor encontra-se. Podem ser: hospitais, restaurantes, parques, hotéis, aeroportos, e muitos outros. Seu formato padrão é retangular, nas cores azul, branco e geralmente acompanhado de ícones pretos (com exceção de Hospitais/ Pronto Socorro que contém uma cruz vermelha).

Telefone

(11) 94750-9808


Av. Internacional 408
Santo Antonio - Osasco

E-Mail
volanteae@gmail.com