A 1ª Habilitação é a permissão, dos candidatos considerados aptos nos exames de avaliação, para dirigir. É uma autorização para o motorista conduzir veículos por um ano, após este período a Carteira Nacional de Habilitação definitiva irá expedida se o condutor não houver cometido nenhuma Infração de trânsito, é uma espécie de “estágio”. Se o portador da Permissão para dirigir não tender os requisitos referidos, deverá refazer todo o processo de habilitação.
Para fazer a 1ª habilitação o candidato deve:
-Ter idade à partir de 18 anos; -Possuir RG e CPF; -Ser penalmente imputável; -Saber ler e escrever;
Importante: Conforme a Resolução 168, parágrafo 3º, todos os processos terão validade de 12 meses a partir da data de entrada do requerimento.
O Processo Compreende em: Pré cadastro – DETRAN; Exame Médico e Psicotécnico; Curso teórico – são 45 horas dividas em 9 dias; Exame teórico; 20 aulas práticas; Exame prático;
A Auto Escola Volante leva e traz os alunos nos exames: teórico e prático Para fazer a matrícula você pode comparecer em uma das nossas unidades munido dos seguintes documentos:
2 Fotos 3X4 recentes com fundo branco; Cópia simples dos documentos: RG CPF Cópia Simples + Original do Comprovante de residência no próprio nome ou no nome dos pais. (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
Quando a data de validade da sua CNH vence, é hora de renová-la. Será necessário repetir o exame médico.
Veja os documentos necessários para dar entrada no serviço::
1 Foto 3X4 recente, com fundo branco; Cópia simples dos documentos: RG; CPF; CNH ( se o documento estiver vencido há mais de 1 mês, deverá ser entregue no momento da matrícula); Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
Importante: Para os motoristas que fizeram a 1ª habilitação antes de 19 de novembro de 1999, será necessário fazer a prova de Renovação, esta prova substitui o curso teórico não obrigatório antes da data acima. Esta medida faz parte da resolução 168/04 aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em dezembro de 2004, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e alterada pela Portaria 54, publicada em 17 de setembro de 2007. Para saber mais sobre este e outros assuntos do Código Nacional de Trânsito clique aqui!
Ao realizar a inscrição na Auto Escola Volante você irá receber a Apostila para estudar as seguintes informações:
1 – Noções de Primeiros Socorros no Trânsito : (de acordo com a res.168/04, Anexo II do Contran): Sinalização do local do acidente; Acionamento de recursos: bombeiros, polícia, ambulância, concessionária da via, etc; Verificação das condições gerais da vítima; Cuidados com a vítima;
2 – Direção defensiva – Abordagens do Código de Trânsito Brasileiro (de acordo com a res.168/04, Anexo II do Contran): Conceito – condições adversas; Como evitar acidentes; Cuidados na direção e manutenção de veículos; Cuidados com os demais usuários da via; Estado físico e mental do condutor; Normas gerais de circulação e conduta; Infrações e penalidades (Código de Trânsito Brasileiro); Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.
Se você está precisando de uma segunda via de sua CNH, dirija-se à uma unidade Volante Cfc mais próxima de você munido de:
- 1 Foto 3X4 recente com fundo branco;
- Cópia simples dos documentos: RG; CPF;
- Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração. Boletim de Ocorrência, em caso de perda ou roubo, ou Declaração de 2ª Via.
Mudança de categoria D Micro Ônibus
Se você deseja obter a habilitação numa categoria superior à atual, não pode ter cometido infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 (doze) meses. A mudança de categoria deve obedecer às regras:
- “B” para “C” – Somente após motorista ter cumprido um ano na categoria “B”;
- “B” para “D” – Somente após dois anos na categoria “B”;
- “B” para “E” – Esta mudança não é permitida; “C” para “D” – Somente após um ano na categoria “C”;
- “C” para “E” – Somente após um ano na categoria “C”; “D” para “E” – Somente após um ano na categoria “D”.
O processo compreende em:
Exame Médico e Psicotécnico; 15 aulas práticas; Exame prático;
OBS 1: Se você fez a sua 1ª habilitação antes do ano de 2000, precisará fazer a prova teórica de renovação que substitui o curso teórico não feito.
Requisitos:
Só motoristas com mais de 21 anos poderão habilitar-se nas categorias “D” e “E” ou obter autorização para conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produtos perigosos. O serviço só poderá ser realizado com até 60 dias antes do vencimento da CNH.
Procure uma unidade Volante Cfc mais próxima de você munido dos seguintes documentos::
- 1 Foto 3X4 recente com fundo branco;
- Cópia simples dos documentos: RG; CPF; CNH;
- Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
A alteração de dados pode ser feita quando você precisa atualizar ou corrigir informações tais como nome, número de documentos, erros cometidos pelo DETRAN.
Veja os documentos necessários para dar entrada no serviço::
1 Foto 3X4 recente com fundo branco; Cópia simples dos documentos: RG; CPF; CNH; Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
Se sua CNH é de outro estado ou município e deseja transferi-la para o município de Osasco ou Carapicuiba, procure a unidade mais próxima de você munido dos seguintes documentos:
1 Foto 3X4 recente com fundo branco; Cópia simples dos documentos: RG; CPF; Trazer CNH original + cópia; Comprovante de residência (cópia + original) no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
Veja os documentos necessários para dar entrada no serviço:: Cópia simples dos documentos: .
- RG;
- CPF;
- Trazer CNH original;
- Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração;
Gravidade Pontos
- Leve 3
- Média 4
- Grave 5
- Gravíssima 7
A inclusão de categoria é para quem já é habilitado em uma categoria, A (motocicletas) ou B (carro), e deseja incluir a outra.
O processo compreende em: Exame Médico e Psicotécnico 15 aulas práticas Exame prático
Veja os documentos necessários para dar entrada na matrícula:
- 1 Foto 3X4 recente com fundo branco;
- Cópia simples dos documentos: RG; CPF; CNH:
- Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco)ou declaração;
Se você tem planos de viajar para fora do país e vai precisar de uma carteira de habilitação válida no país de destino, terá que fazer uma PID -Permissão Internacional Para Dirigir. A Volante Cfc é o local certo para você fazer a sua, munido dos seguintes documentos:
- 1 Foto 3X4 recente com fundo branco;
- Cópia simples dos documentos: RG; CPF; CNH atual
- Comprovante de residência no próprio nome com data dos últimos três meses (Conta de Água, Luz, Telefone Fixo, Documento de Banco) ou declaração.
OBS: A PID é válida em vários países!
Telefone
(11) 94750-9808
Av. Internacional 408
Santo Antonio - Osasco
E-Mail
volanteae@gmail.com